As Regras da Nossa Casa

As Regras da Nossa Casa

Às vezes queixamo-nos de que as crianças de hoje não respeitam as regras… não conhecem os seus limites… Mas será que elas sabem mesmo quais são as regras e os limites a que nos estamos a referir?

Pois bem… não seja por isso! Hoje é dia de falar de regras com os vossos filhos. Alguém terá de as escrever – idealmente os filhos, se eles já souberem fazê-lo. E têm de o fazer com uma letra legível, para depois afixarem no frigorífico, numa porta ou placard da vossa casa.

Podem escolher fazer uma espécie de “10 Mandamentos” que todos terão de cumprir escrupulosamente. Ou podem optar por uma espécie de “Constituição da Nossa Família”, com artigos e números. Aqui ficam alguns temas sobre os quais podem refletir em conjunto:

  • Regras de cordialidade: como se devem dirigir uns aos outros, como agradecer, pedir desculpa ou com licença.
  • Tratamentos: “tu” ou “você”? A quem e porquê? Insultos aos irmãos e outras palavras proibidas…
  • Etiqueta à mesa: como comer e postura à mesa. Afinal pode cantar-se ou não? E comer o frango com as mãos? Atirar ervilhas aos irmãos?
  • Casa de banho: Onde colocar a toalha, depois do banho? Tampa da sanita para cima ou para baixo? E para que serve, afinal, um piaçá?
  • Arrumação da roupa: quando é que a roupa vai para lavar? Que roupa se muda todos os dias? E como se dobra, afinal, uma T-shirt?

Esclareçam tudo o que puderem, para depois, quando se queixarem, terem a certeza de que os vossos filhos perceberam o porquê e o que têm de fazer para não ouvir mais sermões.

De qualquer forma, podem sempre ir melhorando a vossa Constituição, com tudo aquilo de que se forem recordando. Lembrem-se de que vivem todos na mesma casa, e os filhos também podem (e devem) sugerir alguns artigos…



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *