Se já tiveram oportunidade de conversar sobre a escola dos vossos avós e bisavós, é possível que os vossos filhos já tenham ouvido histórias de crianças que iam descalças para a escola, às vezes durante muitos quilómetros, que não havia brinquedos na escola, era preciso improvisá-los, e não havia manuais nem cadernos de todas as formas e feitios, como hoje.
Mas saberão os vossos filhos que, em muitos países do mundo, ir à escola continua a ser um grande desafio, e às vezes até um enorme perigo? Que um simples caderno é uma preciosidade? E que muitas crianças saem da escola para ir trabalhar?
Neste SITE encontram algumas imagens de escolas de pontos diferentes do globo que vos podem permitir boas conversas sobre o tanto que ainda há por fazer, para transformar o mundo num lugar onde todas as crianças têm as mesmas oportunidades…
Bom sábado!
PS – E, se tiverem oportunidade para tal, o que dizem a apadrinharem uma criança num país menos desenvolvido e contribuírem para que ela possa estudar? A HELPO – Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, sem fins lucrativos – tem um programa que permite providenciar uma educação de base, o acesso ao material escolar necessário e as condições mínimas para frequentar a escola a uma criança que não teria essa possibilidade. E por apenas 13 euros por mês…