Num universo imenso, a Terra é (pelo menos até novas descobertas) o melhor planeta para os seres humanos viverem. Então porque estamos a destruí-lo? A devastar florestas, a encher os mares de plástico, a libertar gases nocivos, a gastar sem limites os recursos limitados do planeta…
Deixaremos uma herança pesada, aos nossos filhos: a de consertarem os erros que as gerações anteriores cometeram. Para isso, devem começar desde já a consciencializar-se para os problemas e a transformar os seus hábitos. E nada como o bom exemplo dos pais, para essa transformação…
Hoje é dia de tomar decisões! No próximo ano, o que vão fazer, em família, para ajudar a proteger o planeta? Algumas sugestões:
- Se ainda não reciclam, aqui está uma óptima oportunidade para começarem. Só têm de arranjar 3 sacos diferentes para irem colocando o plástico, o papel e o vidro, mais uma caixinha para as pilhas. Se os sacos puderem ser coloridos (amarelo, azul e verde), tanto melhor. Vendem-se em vários supermercados. Mas se não puderem, paciência. O importante é que os vossos filhos se habituem a separar o lixo. Procurem entretanto por caixotes públicos para deixar o lixo reciclado e organizem quem vai levá-lo e quando. Se não tiverem caixotes próximo, reclamem na Junta de Freguesia ou Câmara Municipal.
- Expliquem aos vossos filhos como pequenos gestos podem poupar tanta água em casa: a tomar banhos mais curtos, a lavar os dentes com a torneira fechada, a regar as plantas com água da chuva…
- Evitem os sacos de plástico. Ter sempre na mala ou no carro sacos reutilizáveis evita trazer novos sacos para casa. O plástico demora mais de 400 anos a decompor-se e já temos verdadeiras ilhas de lixo, com muitos quilómetros, nos nossos oceanos. Incutam aos vossos filhos essa responsabilidade: lembrar-vos de levar sempre sacos reutilizáveis para o supermercado.
- Apaguem as luzes de vossa casa, quando elas não são necessárias. Reduzir o consumo de energia é bom para o planeta e também reduz a fatura da luz, em vossas casas!
- Participem em limpezas de praia ou florestas. Levar as crianças a uma atividade desta natureza ajuda-as a perceber a quantidade de lixo que é deixado na natureza. Os pais dão-lhes um bom exemplo e envolvem-nas na mudança necessária.
Tomem as vossas decisões, escrevam-nas num papel e colem no frigorífico. O planeta agradece!