Quando pensamos em estimular a “Comunicação” nos nossos filhos, é normal que nos venha imediatamente à cabeça a comunicação verbal (escrita ou oral). Mas é importante que os nossos filhos aprendam também a importância (e os truques!) da comunicação não-verbal.
O desafio de hoje consiste em conversarem com os vossos filhos sobre os gestos mais habituais e/ou marcantes de cada membro da família. A Maria gosta de bater o pé, o pai franze as sobrancelhas, o Joãozinho coça a cabeça, a mãe gosta de cruzar os braços e a avó está sempre a sorrir. Deixem que cada membro da família pense no gesto que lhe é mais característico, mas se não lhe ocorrer nada, podem ser os outros membros da família a dizer-lho (ou até a imitá-lo, se for de forma divertida e sem causar constrangimentos).
Depois, se os filhos já tiverem idade para isso, pensem no que pode significar cada gesto: porque é que a Maria bate o pé? Quando é que o pai franze as sobrancelhas ou o Joãozinho coça a cabeça? A mãe cruza os braços quando está descontraída ou aborrecida? E porque que é que o sorriso da avó nos faz sentir tão bem?
É bem possível que algumas respostas vos possam surpreender…