Em 2013, a NASA lançou um livro que aborda as questões da comunicação com civilizações alienígenas: Arqueologia, Antropologia e Comunicação Interestelar.
É possível que não tenha tempo para ler estas 330 páginas… mas talvez arranje um buraquinho para imaginar, com o seu filho(s), formas eficazes e/ou criativas de comunicar com eventuais povos intergalácticos.
Comece por contar-lhe(s) ou lembrar-lhe(s) que os portugueses, nos séculos XV e XVI, tiveram de aprender a comunicar com povos que descobriam nas suas viagens, e que tinham línguas diferentes das europeias. Valeram-se, em muitos casos, de gestos, desenhos, expressões faciais, cores, música…
Agora que começamos a explorar o espaço, será que vamos recorrer também a essas formas de comunicar? Ou experimentar outras? Linguagem matemática? Hologramas? Telepatia?
Se os vossos filhos tiverem idade para isso, desafiem-nos para um brainstorming sobre o tema, que misture História, Antropologia, Filosofia, Ciências, Físico-Química…
Se ainda forem pequeninos, experimentem um role play: eles são os humanos, vocês são os alliens. Como poderão eles dizer-vos algo tão simples como “viemos em paz”? “Não se arranja nada para comer?” Ou “onde é a casa de banho mais próxima?”
Boa quinta-feira!