Contrato Escolar

Contrato Escolar

Quando se tem filhos em idade escolar, preparar o próximo ano implica pensar também no que pode correr melhor, no próximo período.

A sugestão de hoje é muito simples mas pode fazer a diferença: peçam ao vosso filho/a/os/as que pense, durante algum tempo, no que correu menos bem no período anterior: se foi a desmotivação, a desorganização, a desatenção, a falta de dedicação, a falta de descanso, os relacionamentos com os colegas, a relação com os professores, a relação com os pais, a atitude, a ansiedade…

Os pais devem igualmente fazer o seu balanço: será que exigiram de mais? De menos? Apoiaram? Gritaram? Motivaram? Deram castigos que eles acharam injustos? Preencheram demasiado o tempo deles? Também passaram por dificuldades pessoais e profissionais? Até que ponto isso os terá influenciado?

Feito o balanço, cada um (pais e filhos) deve apresentar ao outro o que acha que correu menos bem, ouvindo também a sua opinião sobre isso.

Depois, é tempo de pensarem o que podem melhorar, sozinhos e em conjunto, e estabelecerem um contrato.

Não precisa de ser nada muito formal. Façam à mão ou ao computador e escrevam os vossos nomes e aquilo a que se comprometem, assinando no final.

Se quiserem levar o contrato um bocadinho mais sério – aproveitando para ensinar os vossos filhos a fazer um contrato – podem guiar-se por este SITE, que explica, passo-por-passo, como podem escrevê-lo.

Depois é só procurar cumpri-lo… E querem apostar que vai ser um período melhor?

 

 

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *