A origem do Natal

A origem do Natal

O Natal avizinha-se, e hoje é dia de explicar aos vossos filhos o que é exatamente esta festividade e o porquê de certas tradições.

Ainda antes do nascimento de Cristo, o dia 25 de dezembro já era comemorado no Império Romano, assinalando o início do Inverno. Como não se sabe ao certo qual a data em que Jesus nasceu, os seus seguidores decidiram, no século IV, comemorar esse nascimento no dia 25 de dezembro.

Como se crê que os reis Magos demoraram cerca de 12 dias a chegar a Belém, onde Jesus nasceu, é tradição enfeitar as casas e as ruas 12 dias antes do Natal (embora o comércio comece bem mais cedo!), e desmontá-las 12 dias depois.

Se é certo que o presépio lembra o nascimento o menino Jesus (ideia de São Francisco de Assis, no século XIII), a árvore de Natal nada tem a ver com esta festa. Crê-se que terá tido origem na Alemanha do século XVI, com Martinho Lutero, que terá tentado reproduzir em casa a beleza de um pinheiro coberto de neve. O gesto espalhou-se, e hoje, um pouco por todo o mundo, se enfeitam árvores nesta altura do ano.

Já o pai Natal parece ter sido inspirado num antigo bispo turco chamado Nicolau, que deixava saquinhos com moedas nas chaminés das pessoas mais pobres. Tornou-se, entretanto, São Nicolau, e o seu gesto foi associado mais tarde ao Natal. As roupas do santo eram um bocadinho diferentes, mas em 1886 um famoso cartoonista alemão representou-o com as roupas vermelhas e brancas que hoje conhecemos, e a imagem espalhou-se…

 

Agora que já sabemos melhor o que é o Natal, vamos fazer dele um acontecimento especial…



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *