Livros Originais

Livros Originais

Há livros que marcam pela sua originalidade: na história, nas ilustrações, no estilo de escrita… Hoje, o desafio consiste em conhecer alguns desses livros e os seus autores portugueses.

Saberão os vossos filhos que Saramago usava pouca pontuação (ou, pelo menos, usava-a de forma pouco convencional)? Que o escritor Valter Hugo Mãe, durante anos, escreveu apenas em minúsculas, e que no seu último romance («Homens imprudentemente poéticos») não escreveu, uma única vez, a palavra “Não”? Que a Joana Bértholo tem um livro («Havia») onde todos os contos começam com o verbo “Havia” e, num deles, todas as palavras são separadas por vírgulas?

Agora só têm de experimentar imitá-los, escrevendo uma frase(s) sem pontuação, uma frase toda em minúsculas em que não entre a palavra “Não”, e uma frase(s) começada por “Havia”, em que todas as palavras são separadas por vírgulas.

Esquisito? Claro! Por isso mesmo é que tem graça…

Depois aproveitem para lhes ler uma boa descrição de um livro de Eça de Queiroz, um poema de Florbela Espanca ou da Teresa Horta, falem-lhes dos heterónimos de Fernando Pessoa, contem-lhes que a Isabela Figueiredo deu a cada capítulo do seu livro o nome de uma parte da casa… Escolham os autores que conhecem e gostam e deixem que eles falem também dos seus.

Por último, pensem sobre que temas é que cada um de vocês gostaria de escrever, se fosse escritor. E teriam alguma forma original de escrever? Alguma característica especial?

E divirtam-se!

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *