O desafio é muito simples, mas vai exigir grandes decisões:
* Comecem por nomear o vosso filho/a Presidente da vossa casa por um dia (se tiverem mais do que um filho, tirem à sorte. E podem repetir o desafio sempre que vos apetecer, para que todos possam experimentar o cargo).
* Depois, peçam-lhe que pense, durante o dia, em 5 medidas que gostava de tomar. Com uma condição: tem de pensar no que é melhor para todos. Quer colocar um escorrega na sala, mas para isso têm de tirar de lá o sofá onde o pai dorme a sesta? Quer adoptar uma iguana, mas a mãe tem pavor de répteis? Quer pintar um dragão gigante no quarto, mas depois o irmão mais pequeno que também dorme nesse quarto vai ter pesadelos até à adolescência? Se calhar não é boa ideia… Não castrem a criatividade dos Senhores Presidentes, mas ajudem-nos a pensar nas consequências das suas decisões.
(NOTA: se os vossos filhos tiverem idade para isso, sugiram-lhes que peguem num papel e numa caneta e façam um brainstorming. Atenção que esta ferramenta criativa tem algumas regras: eles terão de ter o máximo de ideias possível, porque quantidade gera qualidade; e não podem autocensurar-se, já que os disparates são importantes para se chegar às ideias interessantes).
* Por último, peçam-lhe que apresente as suas 5 grandes ideias a toda a família. Se for uma ideia viável, podem até pedir-lhe que vos nomeie Ministros de qualquer coisa (o da Economia e das Obras Públicas podem ser importantes…), a fim de que ela se concretize.
E divirtam-se!