Recomeçou a escola, recomeçaram os TPC, os testes, as correrias para chegar à escola a horas e para ir para a cama cedo. Aumenta o stress, a ansiedade, o cansaço, diz-se muitas vezes o que não se quer e faz-se o que não se devia. Multiplicam-se os castigos e as conversas mais azedas, mesmo quando se comeram 12 passas a desejar paz e harmonia para 2018…
Uma das melhores formas de nos acalmarmos e relativizarmos a situação é sair de casa um bocadinho e ir dar um passeio, apanhar ar, olhar para o céu, espreitar o horizonte, ouvir o mar…
Mas nem sempre isso é possível.
E se, em nossas casas, tivéssemos uma zona dedicada à nossa harmonia familiar? Uma zona onde reuníssemos aquilo que cada membro da família entender que pode ajudar a serenar e a perspetivar os problemas?
- Reúnam a família e perguntem a cada membro o que é que consegue acalmá-lo. Será que é música? Livros? Desenhar? Ver fotografias da família? Regar plantas? Fazer tricot? Um puzzle? Qualquer coisa é válida, desde que, efetivamente, ajude essa mesma pessoa a acalmar-se, nos momentos em que estiver a perder o controlo.
- Arranjem um espaço em vossa casa onde possam colocar esses objetos/atividades/músicas que vos acalmam.
- Convém que o espaço seja, ele próprio, relaxante, por isso decorem-no à vossa medida: com almofadas, cadeirões confortáveis, luzes baixas ou coloridas, com imagens bonitas ou fotografias vossas na parede…
Agora, sempre que um de vocês se sentir mais ansioso, irritável, no limite da explosão (ou já explodiu mesmo!), tire uns minutos para ir até ao vosso cantinho da calma e assim recuperar a serenidade perdida. Será sempre tempo ganho…